
Uma das premissas iniciais e que caracterizam Infamous é que, ser um herói, é opcional. Aqui, o nosso rumo não é linear nem tampouco está longe de o drama poder fugir das bases convencionais de um jogo de acção. Aliás, Infamous, lançado em 2009 pela Sucker Punch veio tentar redefinir os jogos de acção e plataformas na terceira pessoa, incluindo algumas novidades interessantes para o género.
Em primeiro lugar, Infamous torna-se abrangível por várias facções de jogadores. Por um lado, poderemos ter o grupo que prefere jogos objectivos, indicando onde e qual a missão a realizar, sem grandes rodeios. Por outro, poderemos ter também um segundo grupo de jogadores que aprecia desfrutar do cenário e da área de jogo. Um dos pontos fortes do jogo da Sucker Punch é a sua diversidade de opções e na maneira como o encaramos. Ao mesmo tempo que temos a oportunidade de o finalizar rapidamente, podemos também aproveitar o seu estilo sandbox para realizar missões secundárias, apanhar fragmentos perdidos pela cidade entre outros. Infamous mostra-se multifacetado e de fácil acesso a vários tipos de jogador.

Em seguida, fugindo aos shooters banais que vêm sendo lançados aos pontapés para o mercado, Infamous retira as armas das nossas mãos e impõe-nos raios de electricidade e ondas de choque. Os poderes iniciais são algo limitados, mas no entanto, com o decorrer do jogo vamos podendo desbloquear alguns que torna a acção de jogo variada e divertida. Apesar disso, o vício de utilizar repetidamente alguns desses poderes poderá restringir também a jogabilidade empregue.
A história de Infamous é obviamente - ou então não - de um super-herói, Cole, que vê a sua vida num emaranhado de emoções e acções que são tão esquisitas e confusas para ele como para quem o rodeia. Muitas dessas emoções vão condicionar e influenciar o nosso rumo e o das outras personagens. À primeira vista, a trama apresentada pode conter pontos de interesse reduzido e até alguns clichés habituais, mas com o progredir da história, esse interesse vai crescendo até um culminar intenso de surpresas levando o plot a momentos chocantes. Sem dúvida, uma das mais-valias de Infamous. Fica-se a pedir para a sequela (já confirmada!) a utilização de cutscenes e algum desenvolvimento das personalidades das personagens de modo a obtermos mais informações úteis para a trama.

Nem tudo são rosas neste Infamous. Aquilo que poderá aborrecer mais o jogador é mesmo a jogabilidade irregular e pouco precisa, que em vários momentos nos prejudicará, principalmente em momentos de acção mais frenética. Algo também a ser revido pela produtora para o próximo jogo. Algo que poderá trazer alguma frustração ou monotonia é o cariz de algumas missões, que realizamos durante o jogo, bem como o percorrer a enorme cidade, Empire City.
A longevidade de Infamous está porém ideal, não sendo demasiado longa nem demasiado curta. A nível visual Infamous é um jogo com um grafismo deslumbrante, desde os jogos de luzes em alguns ambientes - esgotos nomeadamente - até aos efeitos de destruição e caos pela cidade. A IA inimiga vai-se desenvolvendo de forma inteligente e perspicaz com o desenvolver do jogo.
Infamous foi um dos exclusivos que trouxe mais surpresa à PS3. Lançado enquanto jogo secundário para muitos jogadores foi levado à ribalta por algumas das suas características mais originais, sendo neste momento uma das sequelas mais esperadas para os amantes da consola da sony.
Em primeiro lugar, Infamous torna-se abrangível por várias facções de jogadores. Por um lado, poderemos ter o grupo que prefere jogos objectivos, indicando onde e qual a missão a realizar, sem grandes rodeios. Por outro, poderemos ter também um segundo grupo de jogadores que aprecia desfrutar do cenário e da área de jogo. Um dos pontos fortes do jogo da Sucker Punch é a sua diversidade de opções e na maneira como o encaramos. Ao mesmo tempo que temos a oportunidade de o finalizar rapidamente, podemos também aproveitar o seu estilo sandbox para realizar missões secundárias, apanhar fragmentos perdidos pela cidade entre outros. Infamous mostra-se multifacetado e de fácil acesso a vários tipos de jogador.

Em seguida, fugindo aos shooters banais que vêm sendo lançados aos pontapés para o mercado, Infamous retira as armas das nossas mãos e impõe-nos raios de electricidade e ondas de choque. Os poderes iniciais são algo limitados, mas no entanto, com o decorrer do jogo vamos podendo desbloquear alguns que torna a acção de jogo variada e divertida. Apesar disso, o vício de utilizar repetidamente alguns desses poderes poderá restringir também a jogabilidade empregue.
A história de Infamous é obviamente - ou então não - de um super-herói, Cole, que vê a sua vida num emaranhado de emoções e acções que são tão esquisitas e confusas para ele como para quem o rodeia. Muitas dessas emoções vão condicionar e influenciar o nosso rumo e o das outras personagens. À primeira vista, a trama apresentada pode conter pontos de interesse reduzido e até alguns clichés habituais, mas com o progredir da história, esse interesse vai crescendo até um culminar intenso de surpresas levando o plot a momentos chocantes. Sem dúvida, uma das mais-valias de Infamous. Fica-se a pedir para a sequela (já confirmada!) a utilização de cutscenes e algum desenvolvimento das personalidades das personagens de modo a obtermos mais informações úteis para a trama.

Nem tudo são rosas neste Infamous. Aquilo que poderá aborrecer mais o jogador é mesmo a jogabilidade irregular e pouco precisa, que em vários momentos nos prejudicará, principalmente em momentos de acção mais frenética. Algo também a ser revido pela produtora para o próximo jogo. Algo que poderá trazer alguma frustração ou monotonia é o cariz de algumas missões, que realizamos durante o jogo, bem como o percorrer a enorme cidade, Empire City.
A longevidade de Infamous está porém ideal, não sendo demasiado longa nem demasiado curta. A nível visual Infamous é um jogo com um grafismo deslumbrante, desde os jogos de luzes em alguns ambientes - esgotos nomeadamente - até aos efeitos de destruição e caos pela cidade. A IA inimiga vai-se desenvolvendo de forma inteligente e perspicaz com o desenvolver do jogo.
Infamous foi um dos exclusivos que trouxe mais surpresa à PS3. Lançado enquanto jogo secundário para muitos jogadores foi levado à ribalta por algumas das suas características mais originais, sendo neste momento uma das sequelas mais esperadas para os amantes da consola da sony.
8/10
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