
Existem, infelizmente, notícias que tornam os meus dias, depois de uma carga horária de aulas na universidade, ainda mais cinzentos. Algo que agradecia que parasse de acontecer, pelo menos até à época de exames acabar.
Surgiu hoje uma notícia que referia que o novo novo DLC lançado no passado dia 30 de Março pela Activision para o seu mais que badalado Modern Warfare 2, tinha batido record's no Live da consola da Microsoft. Até aqui não existe nenhum problema. Call of Duty é sinónimo de multiplayer. Multiplayer esse que é capaz de durar e durar até um próximo título da série, senão ainda mais. O problema está sim, no facto de este tal DLC custar uns significativos 15$.
Pois bem, para quem não está habituado a efectuar as suas compras no estrengeiro e apenas em retalhistas nacionais, este valor pode não significar muito, mas para quem está, hoje em dia podem-se fazer compras notáveis no que toca aos videojogos, com apenas 15€. Depois de ter tido o conhecimento deste acontecimento rendi-me ao facto de descobrir que estamos perante um panorama onde seja qual for o preço que uma produtora nos imponha, mesmo que ele seja o mais absurdo possível, o jogador compra. Produtoras como a Activision que têm em seu poder um dos títulos com mais quota de mercado, consegue hoje em dia, sem muito trabalho ou mesmo grandes injecções de capitais no seu produto, obter lucros desmedidos com um simples pack de novos mapas para o seu jogo.
Em suma, obtemos uma imagem um pouco negra do que se passa na actualidade. Estamos a dar por nós a sermos comprados por um simples "chupa-chupa", sem nos apercebermos disso e sem lutarmos contra tal facto. Pois seja qual for o produto de cultura que nos venha dar prazer de usufruir, nós consumidores, temos também que nos saber impôr perante aqueles que acham que fazem o seu "preço justo". Para isso, precisam de se tomar certas medidas menos ortodoxas, para que em tempos futuros consigamos pagar aquilo que relamente é justo, aquilo que qualquer consumidor ficaria agradavelmente satisfeito por ter comprado - mesmo que isso seja apenas um sonho.
São notícias deste género que mostram que nos dias que correm, qualquer pessoa tem o seu preço. Podem ser apenas 15$ agora, mas daqui a uns começamos ainda a ver qualquer empresa de videojogos a cobrar 20$ e afins por um simples DLC. E essa, é uma realidade à qual pretendo escapar.
Sem comentários:
Enviar um comentário