domingo, 29 de agosto de 2010

PERFUME GENIUS - LEARNING


Se há coisas que aprecio de tempos a tempos é quando sou surpreendido por algo completamente desconhecido mas que no entanto, me é tão conhecido e próximo como o meu melhor amigo. Esta é a base da minha relação com Mike Hadreas, ou como é reconhecido, Perfume Genius.

O projecto nasce em 2008, quando Hadreas sente a necessidade de começar a compôr música e através do Myspace lança as suas primeiras músicas ao piano. Dois anos mais tarde, os Perfume Genius tornam-se uma realidade concreta com o lançamento do seu primeiro disco. Learning é o título dado por Hadreas e são 10 as canções que o preenchem.

Todos os anos nascem novos músicas, novas bandas e músicos que tentam dar novas aventuras aos ouvintes. No entanto, são poucos aqueles que me fazem gritar de alegria e que, passado alguns meses ainda me lembro deles. E recordo agora com especial apreço Bon Iver aquando do seu primeiro disco - melancólico, minimalista, só e triste. Foram músicas que me marcaram de uma forma estranha. Agora, Perfume Genius consegue ser tão capaz de me impressionar como foi o autor de For Emma, Forever Ago. Também ele melancólico e arrebatador. A guitarra é substituída por um piano tão melancólico como era a de Bon Iver. No entanto, Learning apresenta-se mais tridimensional e ambiental, mas sem os falsetes que pareciam pedir ajuda de Bon Iver.

As parecenças podem ser mínimas, mas de uma maneira ou de outra, quer Perfume Genius quer Bon Iver na altura, conseguiram preencher os meus dias. A música quer-se como forma de arte e no seu estado mais puro e sem dúvida, estes 10 momentos de Learning são um raro exemplo disso. Mark Hadreas é tão objectivo quanto possível; psicadélico em "Gay Angels" mas acolhedor em "You Won't Be Here". Um rechear de emoções fortes, cruas mas sinceras. Os dois minutos de "No Problem" são isso mesmo, um esquecer da nossa consciência, feito debaixo de água. Porém, quer na terra como no oceano, Perfume Genius é música dos pés à cabeça.

5/5

2 comentários:

omergulhador disse...

A ver se ouço isto. Quando tiver paciência e tempo! Para dares 5/5 tem de ser muito bom mesmo =p
Cumps

Alexandre Pereira disse...

Em termos de nova música é sem dúvida um dos melhores projectos deste ano e a sua simplicidade e melancolia arrasaram comigo :P