domingo, 26 de dezembro de 2010

2010 em alguns minutos...

Ok, lanço um desafio a mim mesmo: caracterizar tudo aquilo que ouvi este ano (que não foi assim muita coisa) e que mereça estar dentro de um grupo restrito de melhores álbuns de 2010 em apenas numa frase (tanto quanto possível). Em cada um deles vou tentar ser o mais rápido e eficaz possível. Não existe uma cronologia, apenas um grupo do que mais me interessou e cativou durante estes doze meses.


Kanye West "My Beautiful Dark Twisted Fantasy"

O álbum do Kanye West fez-me acreditar que a lírica do hip hop não vive só de uma imagem de marca, mas sim do conjugar de fantasias, estilos e vivências. O inovar prova mais uma vez ser a arma principal na mão de um artista como Kanye.




The National "High Violet"

Vêm depois de Boxer com uma prova de fogo, mesmo não tendo que provar nada a ninguém. Inferior nuns aspectos e superior a outros, mostra o interior da banda de uma maneira nunca antes feita. Seja ele sujo, cru ou límpido é sem dúvida para recordar como um dos registos mais marcantes de 2010.




Arcade Fire "The Suburbs"

É Arcade Fire! Nada caracteriza melhor The Suburbs senão dizer que é um disco feito para eles próprios, sem segundas intenções, projecções ou sonhos. Somente Arcade Fire.





Gil Scott-Heron "I'm NEw Here"

Passado décadas, um dos muitos fundadores do hip hop volta aos discos. Descobri luz e sol. Arrepiei-me e voltei a fazê-lo. Um álbum que não é nada mais do que memórias, referências a uma vida. Poesia em estado puro.



Perfume Genius "Learning"

Soltaram o minimalismo na sua forma mais original e o resultado é um piano à descoberta de libertação. Conseguiu!

Sem comentários: