domingo, 26 de dezembro de 2010

2010 em alguns minutos... (Parte II)

Titus Andronicus "The Monitor"

Épicos de energia em grandes doses, cheios de adrenalina. Nada demais, a não ser que isto tudo parece ter sido passado numa década onde a música era ainda feita com flautas.





MGMT "Congratulations"

Uma tarefa complicada a ser superada grandiosamente, com algumas das maravilhas desta década. Depois da festa e adolescência a borbulhar de um Oracular Spectacular, o consciente e o saber crescer musicalmente em Congratulations.




Deerhunter "Halcyon Digest"

Uma espécie de banda-sonora melancólica com uns toques de experimentalismo qb. Um óptimo disco para digerir em tempos que o frio aperta e só apetece estar no sofá por debaixo de uma manta. Nesse caso, Halcyon Digest é perfeito.




Beach House "Teen Dream"

Se não o melhor, um dos melhores de 2010. Os Beach House pegaram na fórmula de sucesso do primeiro trabalho e conseguiram dar-lhe ainda mais vida. Composições como "Zebra" são para mais tarde recordar como das melhores músicas do ano, bem como um trabalho irrepreensível a todos os níveis.



Broken Bells "The High Road"

Uma das grandes surpresas do ano. Uma parceria em que eu nunca teria posto as minhas mãos no fogo, mas depois deste primeiro registo a história já é outra. Claramente um sólido álbum, a mostrar mais uma vez o poderio que é Danger Mouse nas suas produções, conseguindo juntar o que melhor têm os The Shins numa mixórdia de nuances electro-pop.



E acaba assim mais um ano de grande e boa música. Infelizmente, mais que em anos anteriores, estive afastado dos novos lançamentos por isso a minha lista de discos que ouvi dcentemente neste ano foi reduzida. Ficaram por ouvir melhor registos dos Belle & Sebastian, The Walkman, James Blake, Wolf Parade, Maximum Balloon - pelo que ouvi deu para reparar que se tornou numa pequena desilusão.

Em caso especial está o novo álbum de Sufjan Stevens. De difícil audição admito que tem pelo meio algumas das pérolas do ano, mas estou longe de o ter entendido na sua perfeição, daí não o ter implementado nesta lista. E com isto, até para o ano e que 2011 traga mais boa música para todos os gostos.

Sem comentários: