sábado, 29 de janeiro de 2011

A corrida aos Oscars















E já começou. Aliás, à já alguns meses que vamos presenciando as várias cerimónias de prémios que antecedem aquela que é considerada a mais importante entrega de prémios na categoria da sétima arte.

Como habitualmente tem acontecido nos últimos anos, tento chegar a esta altura com a maioria dos filmes vistos, nomeadamente aqueles que foram nomeados para a maioria dos prémios. Infelizmente, em alguns casos é difícil chegar a esse resultado, visto que as estreias de alguns dos nomeados só acontecem depois da cerimónia dos Oscars ter já sido realizada. Como o caso de True Grit (Indomável) e 127 Hours, que vão estrear só agora no final de fevereiro e não sei se os vou conseguir visionar antes da cerimónia se realizar. Mas não foi para isso que vim aqui escrever este texto.

De forma geral, concordei com a maioria dos nomeados nas suas categorias, tirando algumas faltas que continuo sem percebê-las. Apesar de não ter sido um fervoroso e incondicional adepto de Inception (A Origem) continuo a concordar que foi sem dúvida uma das grandes estreias que se fizeram nas telas no ano que passou. E deixar Christopher Nolan de fora dos nomeados para melhor realizador - pela segunda vez consecutiva? - é algo que não consigo entender. Inception não conseguiu manter as expectativas ao longo deste tempo todo e a sua estreia tão longe das entregas de prémios pode muito bem justificar esse esquecimento prematuro da fita. Por outro lado, não o considero tão grande como Black Swan (O Cisne Negro) ou The Social Network (A Rede Social), por exemplo. Mas não invalida uma boa realização de Nolan atrás das câmaras.

No departamento musical, sem dúvida que os Daft Punk fizeram um trabalho arrepiante em Tron e que mereciam uma nomeação para melhor banda-sonora.


As minhas escolhas estão ainda em aberto devido a não ter visto todos os filmes, mas aposto num The Social Network a melhor filme, realizador e argumento adaptado. Uma Natalie Portman seguríssima no Oscar por Black Swan, bem como Colin Firth. Christian Bale foi sem dúvida o melhor dos nomeados para melhor actor secundário. No departamento do argumento original, espero que não se suceda o mesmo que nos Globos de Ouro e que deixem o fantástico e agora sim, irrepreensível argumento de Nolan a ver navios. Ah, e sem dúvida que o melhor filme de animação é Toy Story 3.


Por isso, até dia 27 de Fevereiro, onde já saberemos todos os vencedores e se as nossas apostas estavam correctas.

Sem comentários: