sábado, 14 de agosto de 2010

O MERGULHADOR DE ÁGUAS PROFUNDAS


Depois de um "mergulho profundo" por esta comunidade, arranjei um bom sitio para deixar que as minhas palavras fluam até à "superfície" do The Cookie Mountain. Ao longo dos próximos meses vou aqui abrir alguns tesouros musicais, falar de bandas que marcaram várias gerações, filosofias de vida e de pensamento ou meramente bandas que aprecio ouvir... e não só! Bandas que começam a caminhar pela indústria musical, bandas com novas ideias, bandas com ideias refoscadas.

Há bandas que realmente fazem da música quase uma religião, um anti-stress, uma personificação, um companheiro. É viajar para outro mundo, para outra mente; uma mescla de realidades, de marasmos, de pensamentos. É arte para uns, diário para outros, é moda para os restantes. Mas é música para todos. Mergulhar nas suas melodias traz paz para o espírito; descobrir os seus "corais" de notas é uma regalia para o nosso ser. A música não foi inventada, nasceu já dentro de nós. Sendo um texto de introdução e sem entrar para a poesia, o melhor será falar um pouco das minhas bandas favoritas.

São muitas, mas há algumas que ouço com alguma regularidade. Pink Floyd é uma delas. Não são por serem uma banda de culto! Simplesmente são a banda que mais me consigo identificar: ouvir álbuns como "Wish You Were Here", "The Wall", "Dark Side Of The Moon" ou "Piper At The Gates Of Dawn" é como estar noutra realidade. Muita gente já deve saber disso. Mais: Beach Boys. É certo que ainda não ouvi muitos álbuns destes senhores, mas também é certo que basta "Surfin'USA", "Pet Sounds", "Smiley Smile" para hipnotizarmo-nos nas melodias ou letras tão alegres e "surfistas" que estes senhores são capazes de produzir.

Beatles: também ainda não ouvi tudo, mas não é preciso aprofundar-me muito sobre uma das melhores bandas de sempre: qualquer álbum é especial, tem a sua própria alma. Muitas bandas colocam um pouco da sua alma nas suas músicas... os Beatles criavam-nas. MGMT: são uma nova banda, mas sinceramente, até agora estão no caminho perfeito para se tornarem em algo grandioso, num fenómeno. O seu rock psicadélico e surfista contagia. Álbuns coesos e melodias a lembrar um pouco o neo-rock que se vivia nos anos 70. Para quem não os conhece, faça o favor de ter alguma paciência e dar algum tempo a estes bons músicos. Muse: já estiveram melhores, mas o álbum "Absolution" e "Black Holes And Revelations" são um espanto, com música espacial, guitarras desvairadas. Com um ambiente único, são das melhores bandas da nova geração da música.

De resto tenho uma lista extensa de bandas que tento sempre ouvir: Bob Dylan, Led Zeppelin, The Doors, Bob Marley, Klaxons, Radiohead, Pixies, Blue Hawaiians, Surf Coasters, The Fabs, Beck, Gorillaz, Blur, Spiritualized, Spacemen3, Ben Harper, David Bowie, Velvet Underground, Gnarls Barkley, Sigur Rós, Neil Young, The National, Devendra Banhart, Animal Collective e muitos outros. Até já!


"A música é o remédio da alma triste." (Walter Haddon)

"A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia." (Beethoven)

"Os músicos não se aposentam - param quando não há mais música em seu interior." (Louis Armstrong)

"Onde há música não pode haver maldade." (Miguel de Cervantes)

"A arquitetura é uma música petrificada." (Arthur Schopenhauer)

"Não sei uma nota de música. Nem preciso." (Elvis Presley)


by Mergulhador de Águas Profundas

Sem comentários: